Maguiagens de sucesso: A Dama de Ferro

by

foto meryl

 Altíssimo. Essa é a melhor palavra para descrever o nível dos indicados ao Oscar de melhor maquiagem do último ano. Dentre Albert Nobbs, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 e A Dama de Ferro, não seria nada fácil para a Academia escolher o vencedor. Entretanto, de todos esses excelentes trabalhos, “The Oscar goes to…” A Dama de Ferro!  Sim, a
incrível transformação de Meryl Streep em Margareth Thatcher no filme de Phyllida Lloyd desbancou o aclamado maquiador hollywoodiano Matthew Mungle (Albert Nobbs) e a equipe responsável por HP.

O difícil e incrível trabalho do artista plástico Mark Coulier e do maquiador J. Roy Helland, na elaboração das múltiplas próteses usadas por Meryl Streep ao longo do filme encantou a Academia, que o preferiu ao invés de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 e Albert Nobbs.

Nos bastidores do grande prêmio, J. Roy Holland deu alguns detalhes acerca do visual da personagem e agradeceu a paciência da atriz, que aguentava duas horas e meia de maquiagem diariamente para finalizar a caracterização: “Quando eles orçaram o filme, não consideraram que faríamos várias cenas dela envelhecida. Eu tinha apenas 5 perucas, e elas eram alugadas – isso para representar cerca de 40 anos.” Disse.

A atriz é colocada sob maquiagem pesada nos momentos em que interpreta a envelhecida Dama de Ferro e consegue não ficar escondida atrás de todo aquele látex. Sua postura e expressão corporal são todos de uma velha senhora. Seu olhar cansado e sua confusão ao não conseguir diferenciar verdade e fantasia são alguns toques e detalhes especiais que Streep coloca em seu trabalho. Tudo isso atrelado ao fato de a atriz emular o sotaque britânico e a forma de se expressar de Margareth Thatcher perfeitamente. Meryl Streep mostra, pela enésima vez, que consegue se perder em cada papel que trabalha, transformando-se totalmente em outra pessoa. Ela é uma argila, moldável sob medida para cada personagem novo.

Ao lado desse monstro da atuação, – também vencedora de Melhor Atriz pelo mesmo filme – qualquer trabalho duro de maquiagem torna-se pequeno. Parabéns ao incrível trabalho vencedor dessa indicação do Oscar, mas, mais que isso, parabéns a única e eterna Meryl.

Um dos grandes vencedores do Oscar de 2012, A Dama de Ferro marcou a memória. Agora esperemos pelo vencedor de Melhor Maquiagem dessa noite, no Oscar 2013.

Gabi Theophilo

Eita, vê se gosta desses aqui também