Dunkirk | Crítica 2


Imagem Reprodução: Dunkirk Warner bros. Pictures
Frio, cruel e real, Dunkirk mostra o lado de soldados bravos que foram esquecidos

Por William Victor

O Ano é 1940 estamos no meio da II Guerra mundial, existem milhares pontos de vistas e relatos sobre os horrores que foram causados nesse período, entre as vitorias conquistas e derrotas, também ouve os desastres de planejamento militar, e essa é chave que Christopher Nolan (diretor da Trilogia Batman Cavaleiro das Trevas e Interestelar) usa para contar uma das batalhas menos conhecidas, não menos importante, Dunkirk.

A estória se passa na cidade de Dunquerque, uma das costas portuárias da França, onde 400 mil soldados das forças Aliadas ficaram presos, cercados pelo exército alemão, com ordem de evacuação para Dover, na costa Inglesa.

Essa é a base que nos leva a três pontos de vistas diferentes contados simultaneamente, na praia os soldados Tommy (Fionn Whitehead) Alex (Harry Styles) e Gibson (Aneurin Barnard) que tentam refugiar-se saindo da praia que é constantemente alvo de bombardeios. No mar Mr. Dawson (Mark Rylance) George (Barry Keoghan) e Peter (Tom Glynn-Carney) que saem ao serem convocados a resgatarem o máximo de soldados que puderem em um barco de passeio. E por fim, no ar com o piloto Farrier vivido por Tom Hardy caçando os nazistas com os caças britânicos.

Imagem Reprodução: Dunkirk – Warner Bros. Pictures

O Roteiro prova que poucas palavras são suficientes para compor a obra de arte na qual Nolan compôs, o filme é cruel nos primeiros minutos da sequência, mostrando o lado devastador da guerra e a vulnerabilidade de tantos soldados que se viram perdidos na praia e com poucas esperanças de um regate que inicialmente seria de apenas 30 mil soldados, a fotografia enquadrava perfeitamente o desespero, e um dos destaques de atuação Kenneth Branagh vivendo o comandante Bolton que em diversos momentos levava apenas a expressão da cena sem nenhuma palavra.

Imagem Reprodução: Dunkirk – Warner Bros. Pictures

Aqui não há um abuso de efeitos especiais, em sua maioria as cenas de ação foram construídas com peças e explosões reais, tudo é cru extraindo o melhor da atuação de cada um dos atores presentes, a técnica na fotografia usada leva você diretamente ao centro da guerra, diferente dos costumeiros longas-metragens de guerra, Dunkirk é quase imperceptível os atos que compõem o filme, o mesmo goza de uma perfeita fluidez com ajuda da trilha sonora de Hanz Zimmer que cria uma constante tensão igualável a outras longas do compositor, o tic tac do relógio e ambientação de uma sirene crescente vai te fazer segurar a cadeira do cinema e se corroer de gastrite.

Imagem Reprodução: Dunkirk – Warner Bros. Pictures

Nolan foi visceral e prova mais uma vez que não é preciso um filme 3D para imersão, tudo aliado a uma mix de som fantástico como caças rasgando o céu e navios sendo bombardeados, é de tirar o fôlego, altamente recomendável que se pague mais caro para ver numa sala como IMAX ou XD, já que o filme foi gravado em sua maioria com câmeras IMAX 70 mm.

Fugindo completamente da tendência hollywoodiana de filmes excessivos de CGI e voltado ao público juvenil.
Dunkirk é um filme sobre humanidade e gentileza, é uma obra prima do cinema moderno e necessária para o cinema.

Com ajuda do Review

O que você achou disso?

Chorei Chorei
0
Chorei
OMG OMG
0
OMG
Fail Fail
0
Fail
Amei Amei
5
Amei
Medo Medo
0
Medo
QUE?? QUE??
0
QUE??
William Victor
Criador, desenvolvedor do Cine Cine Mania, apaixonado pela 7° arte. Adora papa de maizena, e você?

Dunkirk | Crítica 2

log in

Resetar senha

Back to
log in
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Open List
Ranked List
Ranked List
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format