Crítica | O Melhor Professor da Minha Vida


Drama francês emocionante, com boas doses de humor

O cinema francês é tido por boa parte do público como um nicho de mercado cinematográfico. Não é comum identificar produções com essa origem dividindo salas de cinema com produções americanas. Entretanto, o mercado parisiense é um colírio para os cinéfilos e merece nossa atenção. Para integrar a lista de filmes de arte recomendados, está O Melhor Professor da Minha Vida (Les Grands Espirits), programado para chegar nos cinemas do país no dia 05 de outubro.

O longa em questão narra a trajetória do professor de Literatura François Foucault (Denis Podalydès, de Monsieur & Madame Adelman) que, após sugerir que escolas de periferia precisam de professores experientes, é transferido para uma instituição do tipo. Lá ele se depara com o oposto do que estava acostumado; alunos desinteressados e de baixa renda. Com extrema dificuldade, precisa lidar com seu pupilo mais desafiador; o problemático jovem Seydou (Abdoulaye Diallo, em seu primeiro longa-metragem).

François Foucault vivido por Denis Podalydès

Com direção e roteiro de Oliver Ayache-Vidal (também em seu primeiro filme), o público embarca em um tocante e tanto quanto cômico drama, pelas vidas dos personagens que nos conquistam gradualmente.

A trama é contada na perspectiva do professor François. Logo no início, podemos vislumbrar seus rígidos métodos perante os alunos da escola onde leciona. Uma vez que é transferido à periferia, tanto o personagem quanto o público parecem sentir o choque juntos, por conta da boa direção de Vidal. O cineasta faz questão de nos colocar na pele do mentor e sentir o que ele sente, graças à ótica que imprime no contar da estória.

O cenário em que os fatos ocorrem é, em sua maioria, a escola ‘de periferia’ para a qual o mestre é transferido. Apesar da denominação, as instalações do centro são muito modernas e equiparam-se a escolas privadas brasileiras. Os alunos, compostos de muitos filhos de imigrantes, são tipicamente descuidados dos estudos. Curiosamente, o corpo docente da instituição detesta os alunos tanto quanto os alunos detestam eles.

Seydou interpretado por Abdoulaye Diallo

O difícil jovem Seydou, interpretado pelo ator mirim Abdoulaye Diallo em sua estreia nas telas, é um dos pilares da obra. O pupilo representa o tipo de jovem que é totalmente desacreditado de si, portanto, exterioriza sua frustração sendo um mal aluno. Diante deste complicado desafio, François, com ajuda de sua irmã, experimenta fazer o oposto do que os outros profissionais do lugar fazem; ao invés de criticar e punir em excesso, ele passa a estimular o sucesso dos jovens.

De repente os protagonistas ‘irritantes’ – docente chato e aluno mal-educado – saem de cena e dão lugar a duas pessoas completamente opostas, mas que se respeitam e desejam evoluir. O roteiro aprofunda os personagens e a plateia é tomada por um enorme sentimento de empatia pela dupla, o que nos faz torcer incondicionalmente para o sucesso interpessoal de ambos.

Divulgação

Utilizando-se de takes suaves e câmeras de ombro que dão a impressão de estarmos no ambiente, especialmente quando a cena se passa na sala de aula, o diretor direciona a fotografia com foco nas expressões dos atores e nos apresenta uma película fluída, que leva o espectador por seus 106 minutos de projeção sem se dar conta do tempo passar. Além do aspecto dramático, somos presenteados com algumas doses de humor sarcástico, setor que os franceses dominam.

No mais, O Melhor Professor da Minha Vida (Les Grands Espirits) pode ser definido como ‘emocionante’. Há uma boa lição de vida, porém, sem clichês típicos e sem forçação de barra. O roteiro flui e os artistas entregam boas performances que emocionam. É uma pena, entretanto, que a obra em análise restrinja-se a poucas salas, o cinéfilo que deseja vivenciar essa experiência precisará ‘garimpar’ um pouco, mas vale a pena.

 

Com ajuda do Review

O que você achou disso?

Chorei Chorei
1
Chorei
OMG OMG
0
OMG
Fail Fail
0
Fail
Amei Amei
0
Amei
Medo Medo
0
Medo
QUE?? QUE??
0
QUE??
Thiago

Professor de inglês e Advogado. Apaixonado por música, filme e pizza!

Crítica | O Melhor Professor da Minha Vida

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Open List
Ranked List
Ranked List
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format