Crítica | O Duelo


 

oduelo-posterTítulo Original:O Duelo

Ano: 2015
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 109 min. (1h49min)
Classificação: 12 anos
Roteiro: Marcos Jorge
Direção: Marcos Jorge
Elenco: Cali, Colin Firth, Corey Johnson, Daniel Westwood, Edward Holcroft, Erica Emm, Geoff Bell, Hanna Alström, Jack Davenport, Jaymes Butler, Jorge Leon Martinez, Lee Nicholas Harris, Lily Travers,

 

A pacata vila de Periperi, cidadezinha balneária situada nas proximidades de uma grande cidade portuária, é agitada pela chegada de um pitoresco forasteiro, o comandante Vasco Moscoso de Aragão, capitão-de-longo-curso. Aos sessenta anos, ele chega para ficar, buscando repouso depois de uma longa vida de aventuras pelos mares do globo.

Rapidamente o charmoso navegante conquista a simpatia e a admiração dos moradores com suas histórias entusiasmantes, cheias de aventuras e exotismo. Os homens se reúnem ao seu redor, as mulheres suspiram por sua romântica figura. O que não demora a suscitar o despeito de alguns invejosos, em especial de Chico Pacheco, fiscal aposentado e, até a chegada do comandante, o cidadão mais admirado do local.

Decidido a desmascarar o comandante, Pacheco empreende uma exaustiva investigação na capital e volta com a história de que Vasco não passa de um comerciante arruinado, boêmio inveterado, que conseguiu de modo fraudulento o titulo de capitão. O comandante, naturalmente, nega veementemente esta versão, e afirma ser Pacheco o mentiroso. A pacata cidadezinha se divide e instaura-se a discórdia onde antes imperava a tranquilidade.

O-duelo-3-final-650x400

Com quem estará a verdade? Com o comandante ou com seu detrator? O grande tira-teima entre as duas versões virá ao final, quando o velho lobo-do-mar será convocado para uma última missão: conduzir um barco que perdeu seu comandante até um porto remoto. Nesta inesquecível viagem, Vasco terá a oportunidade não só de demonstrar seus conhecimentos de marinheiraria como encontrará o amor de sua vida.

Adaptado de um dos romances mais belos e divertidos de Jorge Amado, Os Velhos MarinheirosO Duelo discute em chave farsesca o tema da construção da verdade e do mito. Avançando e recuando no tempo, apresentando os personagens ora de uma maneira, ora de outra, manipulando habilmente o ponto de vista, esta história dá enorme espaço à fantasia, mas termina por traçar um retrato verídico da condição e das paixões humanas.

Em sua última apresentação, José Wilker brilha. Ele presenteia o espectador com uma atuação divertida, engraçada e inteligente. O filme presta uma bonita e saudosa homenagem, a este, que foi um excelente ator e que que por anos se dedicou as novelas, séries e filmes.

O Duelo vale a pena, por ser a oportunidade dos admiradores e fãs assistir ao último trabalho e se despedir do saudoso José Wilker. Mais uma vez ele provou ser um artista completo. Também por resgatar uma história de um dos maiores escritores do Brasil, Jorge Amado.

AVALIAÇÃO: 60% (BOM)

Acesse o site oficial do filme, clicando aqui.

O que você achou disso?

Chorei Chorei
0
Chorei
OMG OMG
0
OMG
Fail Fail
0
Fail
Amei Amei
0
Amei
Medo Medo
0
Medo
QUE?? QUE??
0
QUE??

Crítica | O Duelo

log in

Resetar senha

Back to
log in
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Open List
Ranked List
Ranked List
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format