Crítica l Capitão América – O Primeiro Vingador


Capitão América – O Primeiro Vingador ( Captain America – The First Avenger, 2011 )
Diretor : Joe Johnston
Elenco : Chris Evans, Hugo Weaving , Hayley Atwell

Confesso que estava apreensivo em relação ao último filme que retrata o último integrante do grupo dos Vingadores. Como fã de Hqs, fiquei com a sensação de ”problema” na construção do grupo, já que não consegui comprar a história dos filmes do Hulk nem do filme do Thor. Os filmes do Homem de Ferro deixaram a sensação de que há sim esperança. Foi basicamente com essa ”carga” que fui assistir a Capitão América : O Primeiro Vingador.

A história já é muito conhecida, pois a Marvel conta a origem de seus personagens uma vez por ano, quando pouco. Começamos com Steve Rogers ( Chris Evans que, por incrível que pareça, está convincente ), rapaz fraquinho e cheio de si, que tem o objetivo de se juntar ás forças armadas americanas, que lutava na Segunda Grande Guerra, por volta dos anos 40. Rejeitado por seu porte físico, Rogers é convidado a participar de um experimento científico, que iria tornar quem participasse, um super soldado. Com o sucesso da experiência e com o super soldado totalmente criado, so resta aos americanos mandar o grande ( perdoe o trocadilho ) Steve Rogers para a Europa, para acabar de vez com Hitler e seus exércitos terríveis. Nascia assim, o tão peitudo Capitão América.

A respeito dessa premissa, posso dizer que ela é perfeita. Isso porquê apresentar um soldado com as cores da bandeira americana em tempos como os da segunda guerra Mundial fazem de Joe Simon e Jack Kirby os criadores mais oportunistas da história. Nada como uma figura heróica de escudo e capacete para alavancar o espírito patriótico que tem dentro de cada americano. Mas a diferença que faz o filme funcionar é a leve utilização dessa baboseira patriótica que os americanos tanto pregam. São poucas as tentativas de enaltecer a América e seus combatentes. Mas é claro, isso provavelmente foi feito para que o filme vendesse tanto nos EUA quanto no Iraque ( mesmo com minoria xiita não gostando muito de cinema. Risos. ) Fato é : funcionou.

O nosso Steve Rogers também não decepciona e leva o filme de forma fácil. Depois do fraco Jhonny Storm, na franquia Quarteto Fantástico, Chris Evans entrou em forma para o papel e se saiu bem. Trilha sonora aceitável e ritmo que não atrapalha.

Temos dois pontos fracos. Um deles é a caricaturização do general Johann Schmidt (Hugo Weaving), que se torna chefe da fação Hidra. Por vezes ele se torna tão comico quanto Voldemort no último Harry Potter.
O outro é a mania – que se torna necessária pois o cinema é uma indústria que depende dos seus lucros – de vender os próximos filmes durante a projeção do atual. A sensação que dá quando assisto a filmes como Homem de Ferro, Thor e Capitão América é que tudo isso não passa de um grande trailer, que prepara o terreno para o próximo grande filme da Marvel, ”Os Vingadores”.
É como eu disse, a história é boa e o herói é cativante, então funciona como o grande blockbuster que é. Boa diversão!

Nota. 7

O que você achou disso?

Chorei Chorei
0
Chorei
OMG OMG
0
OMG
Fail Fail
0
Fail
Amei Amei
0
Amei
Medo Medo
0
Medo
QUE?? QUE??
0
QUE??
William Victor
Criador, desenvolvedor do Cine Cine Mania, apaixonado pela 7° arte. Adora papa de maizena, e você?

Crítica l Capitão América – O Primeiro Vingador

log in

Resetar senha

Back to
log in
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Open List
Ranked List
Ranked List
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format