Crítica | Beijei uma Garota



Título Original:
Toute Première Fois

 

Ano: 2015

Gênero: Comédia

Duração: 98 min. (1h38min.)

Classificação: 14 anos

Roteiro: Maxime Govare, Noémie Saglio

Direção: Maxime Govare, Noémie Saglio

Elenco: Pio Marmaï, Franck Gastambide, Adrianna Gradziel, Lannick Gautry, Camille Cotin, Frédéric Pierrot

Acessa a página do filme no UniFrance Films, clicando aqui.

 

Por Pedro M. Tobias

“Há sempre uma primeira vez”

 

Dirigido e roteirizado pela dupla de cineastas franceses Maxime Govare e Noémie Saglio – debutantes nas telonas, Beijei uma Garota constrói, ao mesmo tempo, crítica social e ode à verdadeira busca da felicidade, enquanto deleita o espectador através de uma trama simples e recheada de clichês, contudo leve e divertida.

O enredo acompanha Jérémy Deprez (Pio Marmaï), prestes a se casar com Antoine (Lannick Gautry) após 10 (dez) anos de relacionamento, mas que após uma noite de ‘farra’ com o melhor amigo e sócio Charles (Franck Gastambide), acaba transando com Adna (Adrianna Gradziel). Apesar de nunca ter estado com uma garota antes, Jérémy se apaixona perdidamente, o que gera o conflito que dá base tanto ao desenvolvimento do filme quanto da crítica nele contida. Sem saber exatamente como proceder, Jérémy passa a levar uma vida dupla.

A forma como os diretores/roteiristas escolheram caracterizar o conflito vivido pelo personagem interpretado por Pio Marmaï (“A Delicadeza do Amor“, “Um Amor em Paris“) – ator homenageado do Festival Varilux 2015 – pode gerar no espectador reflexões incidentais pertinentes. Se por um lado os pais de Jérémy não só apoiam ferrenhamente a orientação sexual do filho como chegam a desprezar a filha hétero por suas opções convencionais, por outro, o próprio se vê estigmatizado por conta da “traição heterossexual”. Neste aspecto reside, talvez, a maior e mais provocativa crítica do filme.

Afinal, qual o verdadeiro caminho para a felicidade?

“Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”, aponta categórica e assertivamente Matahma Gandhi. Se o que define a etérea passagem do homem pela vida é a busca constante da felicidade, por que então restringi-la através de nomenclaturas, definições, etc? A sutileza agressiva com que um tema tão delicado atualmente é levantado no filme é magnífica. O roteiro não exala panfletagem (como alguns podem citar), mas apenas aborda um tema polêmico sobre um aspecto simples.

Apesar dos adjetivos, o filme perde muito de seu potencial na direção. A dupla de diretores apenas seguiu à risca certos padrões hollywoodianos. Apesar da premissa subversiva, é nítida a forma como os clichês de outros tantos filmes do gênero são fielmente repetidos em Beijei uma Garota. Nesta perspectiva cai a própria força da originalidade do longa, o que não chega a prejudicá-lo em demasia como obra ou mesmo a própria experiência do expectador.

Com um toque leve necessário à boa parte das comédias românticas, o filme arrebata nas inúmeras e muito divertidas cenas de humor e na construção de um romance que não se prende a rótulos.

AVALIAÇÃO GERAL: 100% (EXCELENTE)

 

Assista ao trailer:

Filme exibido durante o Festival Varilux de Cinema Francês 2015.

O que você achou disso?

Chorei Chorei
0
Chorei
OMG OMG
0
OMG
Fail Fail
0
Fail
Amei Amei
0
Amei
Medo Medo
0
Medo
QUE?? QUE??
0
QUE??
Pedro M. Tobias

Hier encore javalis vingt ans! "O caminho do homem justo está cercado por todos os lados pela iniquidade dos egoístas e a tirania dos maus" (Ezequiel 25:17)

Crítica | Beijei uma Garota

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Open List
Ranked List
Ranked List
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format