Crítica 2 | Mulher-Maravilha


Título original: Wonder Woman

Ano: 2017

Gênero: Ação, Aventura, Fantasia

Duração: 141 min. (2h21min.)

Classificação: 12 anos

Roteiro: Allan Heinberg

Direção: Patty Jenkins

Elenco: Gal Gadot, Chris Pine, Connie Nielsen, Robin Wright, Danny Huston, Elena Anaya, Saïd Taghmaoui, Ewen Bremner, Eugene Brave Rock, David Thewlis, Lucy Davis

Acesse o site oficial do filme, clicando aqui.

 

Por Pedro M. Tobias

“Um filme sobretudo necessário”

 

Em Dezembro de 1941, a personagem criada por William Moulton Marston faria sua primeira aparição nas revistas em quadrinhos. Com a enorme fama alcançada, a Mulher-Maravilha ganhou, em 1975 uma série de TV estrelada por Lynda Carter. Finalmente, após algumas tentativas malsucedidas, a heroína chega aos cinemas, em 2017, e promete agradar aos fãs que a muito aguardam um filme solo.

O filme conta a trajetória de Diana (Gal Gadot) desde a infância na Ilha Themyscira até atingir a idade adulta. Ela é treinada pela General Antiope (Robin Wright) mesmo contra a vontade de sua mãe, a Rainha Hippolyta (Connie Nielsen). Tudo muda quando o piloto Steve Trevor (Chris Pine) sofre um acidente e vai parar na Ilha até então oculta e conta a Diana sobre a Guerra de enormes proporções que está sendo travada fora dali.

O roteiro, escrito por Allan Heinberg (“The O.C.: Um Estranho no Paraíso“, “A Anatomia de Grey“), um estreante nas telonas, não foge muito da já imortalizada Jornada do Herói de Joseph Campbel. Entretanto, o protagonismo feminino é tema recorrente, apesar de não buscar chamar atenção em meio às muitas cenas de ação e diálogos sobretudo expositivos. Em uma cena específica, por exemplo, Steve fala a Diana que não pode deixa-la fazer algo, ouvindo de pronto “não cabe a você decidir o que eu faço”.

A Diretora Patty Jenkins (“Monster: Desejo Assassino“), apenas em seu segundo longa, parece deslocada, principalmente durante as cenas de ação, que parecem até certo ponto emular o trabalho de Zack Snyder. Talvez isso se deva, em parte, ao coordenador de dublês Damon Caro (“300: A Ascensão do Império“, “Batman vs Superman: A Origem da Justiça“), colaborador frequente de Snyder, que assina também como diretor de segunda unidade em Mulher-Maravilha.

Gadot (“Mente Criminosa“, “Vizinhos Nada Secretos“) parece irradiar simpatia e carisma, e a diretora consegue usar isso muito bem a seu favor. Não são poucos os enquadramentos da atriz em primeiro plano ou mesmo em close, o que só ressalta essa característica.

Deixando para trás as pesadas críticas sofridas quando de sua escalação para o papel, Gadot se prova mais que capaz no papel da heroína, conseguindo se sair bem mesmo nas cenas mais dramáticas. Chris Pine (“A Qualquer Custo“, “Star Trek: Sem Fronteiras“), a seu turno, mostra química com sua companheira de cena sem nunca roubar seu protagonismo chamando mais atenção para si, o que em parte é mérito do roteiro.

Outro ponto positivo do longa é a montagem. Martin Walsh (“Cinderela“, “Voando Alto“) consegue dar uma fluidez incrível às quase duas horas e mais de filme. Contribuem para isso os inúmeros (mas não desnecessários ou cansativos) punchs onde Diana mostra seu protagonismo, bem como os momentos de humor, que não extrapolam o tom.

A Mulher-Maravilha surgiu como um exemplo de feminilidade forte, livre e corajosa, e o filme dirigido por Jenkins deixa isso claro. Em um meio marcado por constantes casos de machismo e misoginia, Mulher-Maravilha é uma obra sobretudo necessária, e isso fala mais alto que certos problemas de estrutura principalmente na parte final, ou mesmo de coreografia e enquadramentos nas cenas de ação.

AVALIAÇÃO GERAL: 80% (ÓTIMO)

 

Assista aos trailers:

O que você achou disso?

Chorei Chorei
0
Chorei
OMG OMG
0
OMG
Fail Fail
0
Fail
Amei Amei
0
Amei
Medo Medo
0
Medo
QUE?? QUE??
0
QUE??
Pedro M. Tobias

Hier encore javalis vingt ans! "O caminho do homem justo está cercado por todos os lados pela iniquidade dos egoístas e a tirania dos maus" (Ezequiel 25:17)

Crítica 2 | Mulher-Maravilha

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Open List
Ranked List
Ranked List
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format